Os acadêmicos Ricardo, Tárik, Vanessa e Kássio tiveram importante oportunidade de participarem de estágio na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais. Os acadêmicos desenvolveram pesquisas com várias culturas de interesse econômico e conheceram o lendário "tiozinho da porteira". Este cidadão folclórico tem a fama de fechar o cadeado da porteira caso não receba um cigarro ou trocado (dinheiro) como doação. Como consequência, ficam todos presos na área experimental. Este senhor é muito querido por todos que ali na cidade de Arapongas-MG desenvolvem atividades de pesquisa.
Certa vez, o grupo de pesquisa em agroenergia foi montar vários experimentos com a cultura do pinhão manso. Na van estavam muitas mulheres e homens. Ao chegarmos na porteira, perguntamos ao tiozinho se ele queria uma moeda de um real ou uma das meninas. Adivinha o que o tiozinho respondeu? Um real.
Reza a lenda também que quando os estudantes quer despachá-lo é só olhar para ele e chamá-lo para ajudar a capinar os projetos... o "Velhinho da porteira" desaparece e não é visto até a próxima lua cheia......
ResponderExcluir